top of page

Votação ENCERRADA | Próximo livro para a Ciranda de Leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2022



Nossa Ciranda de Leitura do Grande Sertão: Veredas está chegando ao fim. Fizemos uma curadoria para fecharmos o ano de 2022 com Guimarães Rosa. Selecionamos três livros possíveis para a próxima série de leitura.


Vote no livro que você deseja que seja lido em nossa próxima Ciranda de Leitura.







SAGARANA


Foi lançado em 1938 em um concurso literário no Rio de Janeiro. Guimarães Rosa não era conhecido na época e seguiu em sua carreira diplomática se mudando para a Alemanha no mesmo ano.

Após diversas revisões do autor por oito anos, eliminou três contos da versão original, restando apenas os nove contos da versão definitiva em 1946, quando Guimarães Rosa tinha 38 anos e revelou seu estilo literário.

"Saga", que significa "canto heroico", "lenda"; e "rana", palavra de origem tupi que significa "que exprime semelhança". Assim Sagarana significa algo como "próximo a uma saga".

O primeiro livro de uma série de obras primas roseanas. Revisitamos os contos "Sarapalha" e o sublime "A Hora e Vez de Augusto Matraga" que já foram discutidos antes em nossas rodas de conversa.



 



CAMPO GERAL - VENCEDOR


Lançado quase dez anos após Sagarana, Guimarães Rosa publica a primeira versão de Corpo de Baile em 1956. Grande Sertão: Veredas inicialmente fazia parte da mesma coletânea.

Acompanhamos a infância de "um certo Miguilim", um menino de oito anos que vivia tropeçando nas coisas, sem jeito para seguir os passos do pai. Ele mora na cidade de Mutúm, "um lugar bonito distante de qualquer parte". Miguilim vai ingressando nas descobertas e segredos do mundo adulto e acompanhamos sua transição a partir de um novo olhar sobre suas experiências.

A leitura dessa história convoca o leitor para a experiência de resgatar a própria infância.



28/07/22 - Evento de abertura (gratuito).


25/08/22 - Ciranda 1.


29/09/22 - Ciranda 2.


27/10 /22 - Ciranda 3.

 



PRIMEIRAS ESTÓRIAS


Lançado em 1962 pela editora José Olympio, o Primeiras Estórias está completando 60 anos desde a sua chegada às livrarias em 2022. Guimarães Rosa em 1958 sofreu um primeiro infarto e este livro foi produzido após o autor se recuperar. Cada história é um acontecimento e uma possibilidade de transcender. O livro é formado por 21 contos "para ser lido como se ouvia: palavra a palavra, cada uma delas recarregada de vida." Neste livro, revisitamos os contos "A Terceira Margem do Rio", "As margens da alegria", "Sorôco, sua mãe, sua filha", "A menina de lá", "Nenhum, nenhuma", "O espelho" e "A benbazeja" que já foram discutidos em nossas rodas anteriores.



Vote no livro que você deseja que seja lido em nossa próxima Ciranda de Leitura.



424 visualizações0 comentário
bottom of page