top of page

Roda de Setembro - Conto "XX+XY" e Filme "Um evento feliz"



O conto XX+XY de Giovana Madalosso, trouxe rebuliço para nossa roda. O tema do puerpério e o desejo feminino veio à tona de forma nua e crua. Ficamos todos envolvidos com o livro de estreia da escritora que sugere no final, uma possível reaproximação dos protagonistas.



Uma mulher sai à noite determinada a encontrar um parceiro sexual e acaba se deparando com algo que vai além do desejo físico - uma gravidez não programada. Havia um certo distanciamento dos afetos da protagonista narrados em primeira pessoa, ao mesmo tempo em que discorria de forma impactante sobre seu corpo e o lugar do feminino.



A personagem se coloca de uma forma fria e solitária - é surpreendida por um homem que necessita ser olhado além das aparências.


As dificuldades do puerpério surgem sem cerimônias e de forma irônica. Sua escrita nos prendeu e nos questionamos - qual o papel da mulher na maternidade?



Madalosso diz o que precisa ser dito sem amarras. Nos faz sair do lugar comum e desvelar o mito de que a maternidade não é um conto de fadas.



O filme Um Evento Feliz - traz a história de um casal apaixonado que resolve ter um filho e acaba enfrentando todas as implicações do que isto acarreta.



Nos apresenta as grandes reviravoltas que os protagonistas enfrentam para conseguir se ajustar à nova vida. O nascimento de um filho acaba se tornando muito mais complexo do que o casal imaginava. O relacionamento é colocado à prova e grandes desafios começam a surgir.



Distanciamento, brigas constantes, o não lugar que ocupa o marido e as suas diversas tentativas de se posicionar na família. A chegada da sogra, as recusas de ajuda de quem gera, seu cansaço físico e mental e por fim, o afastamento do casal. A protagonista se reaproxima da mãe, num ato de redenção.



17 visualizações0 comentário
bottom of page