Roda crescendo, girando, trocando...
A Livraria da Vila de Moema tem uma aura mágica e daqui a pouco vamos acabar nos misturando nos livros do entorno, porque estamos crescendo.
Gente nova chegando, integrada no processo de partilha e um ir e vir de opiniões distintas, que emprestam à nossa alma poética um sopro de lirismo.
Isabelle Ruppert com sua Brigitte bovariana e Nadine Gordimer com a delicadeza do olhar sem julgamento do ato da traição.
Afinal, o que é trair, indagaram alguns.
Perdoamos... Mas de onde vem o perdão?
Há exílio no deslocamento do Amor?
Nosso dialeto nativo pode se descaracterizar e se transformar numa outra fala?
Como um violoncelo pode se metamorfosear num corpo de mulher?
Qual a voz da música?
Sentimos o cheiro da infidelidade?
A reação frente a um triângulo é atávica?
Nos acostumamos a isto?
Luciana Mattioli nos trouxe uma visão diferente do Amor através das obras de Klimt, Tintoretto e da arte/poesia concreta de Augusto de Campos.
"Susana" é uma obra de Tintoretto que representa a visão Grega do Livro de Daniel. Num primeiro olhar, parece que uma bela jovem se contempla no espelho e dois anciões inofensivos fazem parte da paisagem. Ledo engano - na verdade, eles querem forçá-la a ter relações sexuais com eles inventando que ela trai o marido com um rapaz mais jovem.
Na arte/poesia de Augusto de Campos, o amor, a morte e o medo se misturam.
Quem poderia imaginar que "O Beijo" de Klimt fosse diferente de um sonho de Amor e fizesse alusão a uma trágica despedida?
Agradecemos o carinho da equipe da Livraria da Vila de Moema que nos abraça com letras, calor e livros.
Comments