Realização: A Casa Frida & Confraria das Lagartixas
CAMPO GERAL
Para nossa próxima travessia literária, estipulamos o valor mínimo de R$ 20 por encontro, como forma de contribuição simbólica. Para cobrir custos com marketing e divulgação, aluguel da sala digital, além da curadoria da Confraria das Lagartixas e da A Casa Frida.
Na segunda parte do Campo Geral, acompanhamos Miguilim em sua passagem pela infância com sua “alma que temia gritos”. O que seria ser um bom menino ou um mau menino? Como se proteger dos pensamentos de morte? O que fazer com uma carta secreta em que seu tio pede para entregar a sua mãe?
Como saber o que é certo mesmo quando os outros não estão vendo?
Questionamentos que faziam Miguilim ir bebendo um golinho de velhice.
Por Carla Belintani
Participe da Ciranda de Leitura conosco!
Iremos ler juntos o livro Campo Geral, acompanhando a travessia do menino Miguilim na descoberta do mundo.
Ciranda I (aconteceu dia 25/08), inscreva-se e tenha acesso a gravação do encontro
29/09 - Ciranda II - segundo trecho do livro
27/10 - Ciranda III - último trecho do livro
Faça a leitura e participe.
Parágrafo de início:
“Mas por que não cortavam aquela árvore de pé-de-Flôr, de detrás da casa, que sei Deográcias tinha falado?”
Parágrafo final:
“- Dito, você gosta de Pai, de verdade? Eu gosto de todos. Por isso é que eu quero não morrer e crescer, tomar conta do Mutúm, criar um gadão enorme.”
Para baixar o trecho do livro e ler na íntegra, clique no ícone/botão abaixo.
OPÇÃO 1 (Site)
OPÇÃO 2 (Google Drive)
OPÇÃO 3 (Áudio Livro) - Spotify
Filme | "Mutum" - Adapatado da obra 'Campo Geral"de Guimarães Rosa.
Mutum quer dizer mudo.
Um pássaro preto que só canta à noite.
Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas, onde vivem Thiago e sua família. Ele não é um menino como os outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado a este mundo que também terá que aprender a deixar.
Parte II de III
Thiago da Silva Mariz e Wallison Barroso - em atuações inesquecíveis.
"Mutum – silêncio. De cá pra lá, de lá pra cá, no palíndromo que faz palavra e espaço se juntarem. Ave remota, como o tempo: Mutum. A mata espessa, volumosa, feita fronteira, com chuva e sol tão vivos como dia e noite, e ainda assim há quem diga que é belo, o Mutum. Há, há sim, Miguilim ouvira. E Thiago também. Miguilim e Thiago. Olhos miúdos, sempre no esforço de ver além, dentro e fora. Olhos gerais, campo fechado – profundo. Do texto à imagem – da palavra ao gesto –, literatura que se consubstancia em cinema: em filme quieto, quase estático, mas ruidoso. Pois o texto não é meramente adaptado, mas esticado, alargado, expandido, até re-encontrar sua condição primeva de imagem e de som: como um ruído pictórico.
Sandra Kogut durante as filmagens do filme Mutum
Mutum é o nome que a diretora Sandra Kogut escolhe dar a seu primeiro filme de ficção, adaptado da novela Campo Geral, de João Guimarães Rosa. Em ambos os títulos, há uma ênfase no espaço, pois ele é personagem. Para o pequeno Miguilim (no filme, chama-se Thiago), a mata e o horizonte que se descortina estão vivos, seus sons denotam uma presença insuspeitada, o solo, as árvores, o vento são partes de um corpo que fascina e assusta. Nesse sentido, o espaço não é construído apenas como ambientação descritiva, como lugar externo aos personagens. Na verdade, é a partir do olhar de Miguilim que o espaço é conformado, de modo a se misturarem interno e externo, pessoa e lugar, eu e mundo."
Marcel Vieira Barreto Silva
Ciranda I (aconteceu dia 25/08), inscreva-se e tenha acesso a gravação do encontro
29/09 - Ciranda II - segundo trecho do livro
27/10 - Ciranda III - último trecho do livro
Faça a leitura e participe.
Quando?
29/09/2022
Roda de conversa on-line: das 19h30 às 21h
Onde?
Na sua casa através do aplicativo ZOOM - Baixar agora! - (Play Store) - (Apple Store)
Em parceria com:
Apoio:
Comments