22/11/25 - "Parthenope" e "As Águas do Mundo" - Paolo Sorrentino e Clarice Lispector
- Confraria das Lagartixas

- 3 de nov.
- 2 min de leitura
Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.
Parceria A Casa Frida

Filme | Parthenope
De Paolo Sorrentino
Nascida em Nápoles, a bela, magnética e misteriosa Parthenope cresce cercada pelo mar que lhe dá nome e destino. Parthenope atravessa a juventude, a maturidade e o envelhecimento como quem navega pelas ondas, deixando-se tocar pelas paixões, pela arte, pela política e pela solidão.
TRAILER:

A história retrata a jornada da personagem Parthenope, inspirada na sereia mitológica de mesmo nome, em sua busca pelo amor e por seu lugar no mundo.

O filme explora temas como a beleza, a passagem do tempo, a vida, a morte e a complexa relação da protagonista com a cidade de Nápoles.

A personagem central é vista como uma figura enigmática, que não se conforma em ser apenas um símbolo de beleza, buscando um sentido mais profundo para a vida.

Conto | As Águas do Mundo
De Clarice Lispector
"Uma mulher, que está em frente ao mar para um mergulho matinal, às seis horas da manhã, tendo como expectador apenas um cão nas areias e a imensidão das águas que se perdem na linha do horizonte, podendo apenas ser encontrada pela infindável linha do olhar.
Entre as profundezas das águas e a luz do sol, entre a solidão e a presença, entre o sal e o iodo, a autora apresenta a enigmática e fascinante travessia da mulher que caminha por entre suas próprias vias na feitura de sua identidade."

"Aí está ele, o mar, a mais ininteligível das existências não humanas. E aqui está a mulher,de pé na praia, o mais ininteligível dos seres vivos. Como ser humano fez um dia uma pergunta sobre si mesmo, tornou-se o mais ininteligível dos seres vivos. Ela e o mar."
(As Águas do Mundo - Clarice Lispector)

"Vai entrando. A água salgada é de um frio que lhe arrepia em ritual as pernas. Mas uma alegria fatal – a alegria é uma fatalidade – já a tomou, embora nem lhe ocorra sorrir. Pelo contrário, está muito séria. O cheiro é de uma maresia tonteante que a desperta de seus mais adormecidos sonos seculares."
(As Águas do Mundo - Clarice Lispector)

E agora pisa na areia. Sabe que está brilhando de água, e sal e sol.
"Mesmo que o esqueça daqui a uns minutos, nunca poderá perder tudo isso. E sabe de algum modo obscuro que seus cabelos escorridos são de um náufrago. Porque sabe – sabe que fez um perigo. Um perigo tão antigo quanto o ser humano."
(As Águas do Mundo - Clarice Lispector)
Clarice e Sorrentino nos mostram que a vida é mar -
marcante, sedutor, traiçoeiro e indecifrável.
Esperamos por você.
Quando?
22/11/2025
Roda de conversa: das 16h às 18h
Onde?
Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)
---
Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.
O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.
---
Participação Especial:
Apoio:





Comentários