Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.
20/07/24 - 16h00 - via Zoom
Filme | O Paciente Inglês
De Anthony Minghella
No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido, que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido, acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense, que o identifica como "O Paciente Inglês".
Gradativamente, ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher do seu melhor amigo e como esse amor foi fortemente correspondido.
Porém, outros detalhes parecem não vir à sua lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos.
Cena marcante de Kristin Scott Thomas e Ralph Fiennes no filme “O Paciente Inglês”, vencedor de 9 categorias do Oscar de 1997.
“O desejo incita a fera interior”.
TRAILER:
O fogo que consome e a paixão que entorpece...
A posse que extermina e o ciúmes que aniquila...
A carne que anseia pelo toque do ser amado...
Conto | Todos os Fogos o Fogo
De Julio Cortázar
Todos os fogos o fogo, é considerado uma obra-prima de Cortázar.
A expressão significaria algo como “todas as paixões acabam em destruição e morte”.
Duas histórias de final trágico são contadas paralelamente. A princípio, tudo é meio desconexo e uma não tem relação com a outra – até porque a primeira se passa no Império Romano e outra na Paris do século XX – mas no desfecho, as histórias se entrelaçam e nos lançam no realismo mágico do universo magistral de Júlio Cortázar.
Conto e filme se entrelaçam com o vazio da morte que inevitavelmente nos espera.
Esperamos por você.
Quando?
20/07/24
Roda de conversa: das 16h às 18h
Onde?
Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)
---
Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.
O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.
---
Participação Especial:
Apoio:
Eu nunca participo das conversas mas sempre vejo (ou revejo) o filme e leio (ou releio) o conto e sempre gosto muito da conexão proposta, principalmente quando não sao tão obvias. Mas dessa vez ela foi tão maravilhosa que eu decidi escrever para parabenizar. Eu gosto muito de Cortazar e rele-lo é um presente. O filme não tinha ficado muito na minha memória apesar de gostar demais dos atores principais da trama. Mas ver o filme depois de reler o conto foi muito muito interessante. O filme cresceu! Parabéns!!!!!
Como faço para me inscrever