top of page

18/05/24 - "O Poderoso Chefão - Parte III" e "Sem Perdão" Francis Ford Coppola e Frederick Forsyth

Atualizado: 17 de mai.

Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.



Filme | O Poderoso Chefão - Parte III

De: Francis Ford Coppola


Numa tentativa de "limpar" o nome da "Famiglia Corleone", nos deparamos com um Michael abatido, atormentado, questionando seu passado, mas ainda tentando controlar o futuro. A Igreja aqui é exposta de forma fria, calculista e dissimulada. A saga dos Corleone chega ao fim - não sem uma tomada de consciência por parte do patriarca, que cheio de culpa olha para trás para avaliar se sua entrega valeu a pena. Tudo tem um preço e a vida manda a conta.







Uma curiosidade marcante sobre o filme, é que Coppola perdeu um filho degolado num acidente de barco em 86.


A cena em que Michael Corleone perde a filha e dá um grito surdo, tem tudo a ver com a dor do cineasta.


Uma das melhores cenas do cinema.


TRAILER:



 


"Todo o poder do mundo não pode mudar o destino."

O Poderoso Chefão



Agora que você é tão respeitável, está mais perigoso do que nunca.

O Poderoso Chefão



"Quando eu penso que estou fora... eles me puxam para dentro."

O Poderoso Chefão



"Você entende de armas. Finanças são uma arma. A política é saber quando puxar o gatilho."

O Poderoso Chefão


 

:: Curiosidades sobre a trilogia “O Poderoso Chefão”



1. George Lucas, de Guerra nas Estrelas, filmou algumas cenas


A amizade entre os diretores Francis Ford Coppola e George Lucas começou décadas atrás, quando ambos eram cineastas relativamente desconhecidos no norte da Califórnia. Na verdade, Lucas foi uma das pessoas que convenceram Coppola a aceitar a proposta para dirigir O Poderoso Chefão. Lucas trabalhou como assistente durante as filmagens do primeiro longa da saga, e rodou as imagens usadas como teasers pelos jornais, mostrando os principais acontecimentos da trama.



2. Coppola precisou brigar para manter o logo


Originalmente, a Paramount queria mudar o icônico logo inspirado em uma marionete de cordas, criado pelo designer gráfico S. Neil Fujita para a estreia. Mas Coppola insistiu em manter a arte.




3. A equipe usou uma cabeça de cavalo de verdade


A cabeça de cavalo colocada na cama do produtor de filmes não era falsa. Apesar de uma cabeça falsa ter sido usada durante os ensaios, quando as câmeras foram ligadas Coppola a substituiu por uma de verdade, surpreendendo o ator John Marley. A produção conseguiu a cabeça de cavalo em uma empresa de ração para cachorros.



4. Uma das cenas mais memoráveis do filme foi fruto de um erro


O ex-lutador profissional Lenny Montana, que interpretou Luca Brasi, estava tão nervoso ao atuar junto com Marlon Brando que mal conseguia repetir com clareza suas próprias falas. Quando o personagem de Luca é apresentado, ele está esperando para ver Don Corleone no dia do casamento, e treina um cumprimento, nervosamente. Mas quando Montana se viu diante de Brando, ficou paralisado e confundiu as falas. Foi aí que Coppola optou pela cena no jardim, em que Luca aparece ansioso, repetindo sua fala. Assim, ficou subentendido que Luca tinha medo de Don Corleone.




5. Sofia Coppola é a única pessoa a aparecer nos três filmes com personagens diferentes em cada um deles


Sofia, filha do diretor Francis Ford Coppola, é a única integrante do elenco (entre homens e mulheres) a aparecer nos três filmes da saga com personagens diferentes. Ela participou pela primeira vez quando ainda era um bebê, na cena do batismo do filho de Connie Corleone em O Poderoso Chefão. Na segunda parte, ela aparece rapidamente na pele de uma imigrante que está na embarcação que leva Vito Corleone até Ellis Island. Em O Poderoso Chefão — Parte III, Sofia interpretou a filha de Michael Corleone. A jovem ficou com o papel após Winona Ryder pedir para sair do elenco.




6. Brando queria fazer com que Don Corleone parecesse “um buldogue”


Marlon Brando queria que Don Corleone parecesse “um buldogue”, então ele colocou algodão nas bochechas quando foi fazer os testes para o papel. Já para as gravações de verdade, ele usou um acessório feito por um dentista, com gotas de resina, para modificar as bochechas.




7. Marlon Brando recorria a cartazes na hora de filmar


Desde o início de sua carreira, Marlon Brando usou cartazes com frases inscritas, as chamadas “dálias”. Ele achava que o artifício permitia uma atuação mais espontânea. Durante a gravação do filme, os cartazes eram colocados dentro do campo de visão do personagem. Imagens de bastidores mostram a criatividade exigida na hora de posicionar as “dálias” em locais estratégicos. Por exemplo, na foto acima, o ator Robert Duvall aparece com um cartaz preso ao corpo.


 

Conto |  Sem Perdão   (Frederick Forsyth)



O bilionário Mark Sanderson podia ter tudo o que quisesse… menos Angela Summers. Como não há nada que o dinheiro não possa comprar, ele achou que era uma simples questão de remover os obstáculos para conseguir o que queria. Mas ele não contava com uma chuva inesperada.





"Há muitas gradações entre amor e necessidade, paixão e desejo. Qualquer um desses sentimentos pode tornar-se uma obsessão na mente de um homem."

Frederick Forsyth




"Como a maioria dos homens de poder, ampliado ao longo de décadas, tornara-se um aleijado moral."

Frederick Forsyth



"Para ele, havia etapas lógicas e precisas do desejo à determinação, concepção, planejamento e execução. E tudo terminava inevitavelmente em aquisição."

Frederick Forsyth




"- Uma última coisa – acrescentou o cliente. – Não quero que deixe alguma pista, absolutamente nenhuma, não quero que nada fique para trás."

Frederick Forsyth


 

Conto e filme revelam as diversas facetas dos homens. Desde os mais impulsivos até os mais abnegados. Mas o que o autor e diretor enfatizam é que muitos homens vão às últimas consequências para conseguir o que querem e acabam virando vítimas de suas próprias escolhas.


A visão moral é cruel: o mundo é composto de predadores e presas e apenas os fortes sobrevivem. Mas a que preço?


 

Esperamos por você.


Quando?


18/05/24


Roda de conversa: das 16h às 18h


Onde?


Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)


---


Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.


O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.


---


Participação Especial:


Apoio:



11.578 visualizações1 comentário

1 Kommentar


E bem bom ter conhecimento,sabwdoria e inteligencia meu veneravel mestre das armas

Gefällt mir
bottom of page