top of page

17/05/2025 - "Lavoura Arcaica" e "A Queda da Casa de Usher" - Luiz Fernando Carvalho e Edgar Allan Poe

Atualizado: 15 de abr.

Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.

Parceria A Casa Frida


Filme | Lavoura Arcaica

De Luiz Fernando Carvalho

Da obra de Raduan Nassar 


Baseado no romance de Raduan Nassar sobre uma família libanesa no interior do Brasil, o filme é uma versão ao avesso da parábola do filho pródigo. André é um filho desgarrado, que deixou a família e saiu de casa devido às severas leis paternas e ao sufocamento da ternura e amor maternos. Pedro, seu irmão mais velho, recebeu da mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar.





TRAILER:




Cena do filme "Lavoura Arcaica"


"Era boa a luz doméstica de nossa infância - pão caseiro sobre a mesa, café com leite, a manteigueira, a claridade da nossa casa - essa claridade… que mais tarde passou a me perturbar." Lavoura Arcaica

Raduan Nassar

por Luiz Fernando Carvalho



Cena do filme "Lavoura Arcaica"


“…a mãe tem alguma coisa para dizer, mas tudo o que pude ouvir, sem que ela dissesse nada, foram as trincas na louça antiga do seu ventre, ouvi dos seus olhos um dilacerado grito de mãe no parto, mas eu não podia fazer nada...”

Lavoura Arcaica

Raduan Nassar

por Luiz Fernando Carvalho



Cena do filme "Lavoura Arcaica"


“Foi um milagre o que aconteceu entre nós, querida irmã, foi um milagre descobrirmos acima de tudo que nos bastamos dentro dos limites da nossa própria casa, confirmando a palavra do pai de que a felicidade só pode ser encontrada no seio da família”.

Lavoura Arcaica

Raduan Nassar

por Luiz Fernando Carvalho



Cena do filme "Lavoura Arcaica"


“Ana tomou de assalto a minha festa, varando com a peste no corpo o círculo que dançava, introduzindo com segurança, ali no centro, sua petulante decadência, mas dominando a todos com seu violento ímpeto de vida, sabia fazer as coisas, essa minha irmã”

Lavoura Arcaica

Raduan Nassar

por Luiz Fernando Carvalho




Conto | A Queda da Casa de Usher

De Edgar Allan Poe

Do livro A Queda da Casa de Usher 


A mansão gótica está em ruínas e, aos poucos se afunda no pântano. Seus moradores estão doentes e deslizando para o mundo da loucura. E se você ouvir com atenção, poderá escutar o som da hera subindo pelas paredes, o vento sussurrando seu nome e as árvores estalando quando esticam seus galhos para recebê-lo. 






Ilustração de César Muñoz Moreno


"Não sei como foi, mas, ao primeiro olhar sobre o edifício, invadiu-me a alma um sentimento de angústia insuportável."

(Edgar Allan Poe)


Ilustração de César Muñoz Moreno


"Nenhuma parte da alvenaria havia caído e parecia haver uma violenta incompatibilidade entre sua perfeita consistência de partes e o estado particular das pedras esfarinhadas, que me lembravam bastante a especiosa integridade desses velhos madeiramentos, que durante muitos anos apodreceram em alguma adega abandonada, sem serem perturbados pelo hálito do vento exterior."

(Edgar Allan Poe)



Ilustração de César Muñoz Moreno


"Quando afinal se fechou sobre ela uma porta, meu olhar buscou instintivamente, curiosamente, a fisionomia do irmão. Mas ele havia mergulhado a face nas mãos e apenas pude perceber que uma palidez, bem maior do que a habitual, se havia espalhado sobre os dedos emagrecidos, através dos quais se filtravam lágrimas apaixonadas."

(Edgar Allan Poe)





Esperamos por você.


Quando?


17/05/2025


Roda de conversa: das 16h às 18h


Onde?


Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)


---


Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.


O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.


---


Participação Especial:


Apoio:



 
 
 

Comments


© CONFRARIA DAS LAGARTIXAS

bottom of page