14/06/2025 - "Ela" e "A Savana" - Spike Jonze e Ray Bradbury
- Confraria das Lagartixas
- 20 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jun.
Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.
Parceria A Casa Frida

Filme | Ela - Uma História de Amor
De Spike Jonze
Theodore, um homem solitário e emocionalmente fragilizado, adquire um sistema operacional altamente avançado com inteligência artificial: Samantha. Ao longo do tempo, ele desenvolve com ela um relacionamento amoroso profundo e envolvente. No entanto, à medida que a IA se desenvolve e ultrapassa os limites humanos, ele se vê novamente sozinho, confrontado com o vazio de um amor que nunca existiu.
TRAILER:

O uso da IA como substituta para os relacionamentos humanos, leva à alienação, à desconexão e a uma solidão sem precedentes.

Até onde estamos dispostos a permitir que a tecnologia preencha o vazio emocional em nossas vidas?

Ao trocarmos o contato humano pela conveniência de um mundo virtual, corremos o risco de desumanizar nossas relações, nos isolarmos de experiências autênticas e nos perdermos em fantasias que não nos transformam.

Conto | A Savana
De Ray Bradbury
Do livro O Homem Ilustrado
Em um futuro distópico dominado pela automação, um casal instala em sua casa uma sala de realidade virtual que materializa os pensamentos de seus filhos. As crianças passam a criar, com insistência, uma inquietante savana africana habitada por leões. À medida que a tecnologia substitui os laços familiares, os pais percebem que perderam o controle — não apenas da casa, mas dos próprios filhos.

Bradbury cria uma fábula sombria sobre o abandono emocional e os perigos de entregar à máquina o papel de amar e educar.

Ao colocar crianças sob os cuidados da tela, Bradbury expõe a falência dos laços verdadeiros diante da conveniência tecnológica.

A obra mostra como a falta de limites, pode tornar os pais ausentes e os filhos, órfãos emocionais.
Bradbury e Jonze nos alertam para o mesmo risco: quando entregamos às máquinas o papel de amar, cuidar ou consolar, não apenas terceirizamos emoções — nos afastamos do que nos torna humanos. O conforto que elas oferecem vem com um custo invisível irreversível: a perda do vínculo, da presença e da imperfeição que tornam as relações verdadeiras.
Esperamos por você.
Quando?
14/06/2025
Roda de conversa: das 16h às 18h
Onde?
Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)
---
Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.
O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.
---
Participação Especial:
Apoio:
Comments