top of page

14/01/23 - "A Juventude" e "Apenas um Saxofone" - Paolo Sorrentino e Lygia Fagundes Telles

Atualizado: 12 de dez. de 2022


Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.


Vamos iniciar o ano com a Lygia e seu saxofonista.

Uma introdução à leitura do livro As Horas Nuas.





Filme | "A Juventude" - (Paolo Sorrentino)


Fred (Michael Caine​)​ e ​Mick (​Harvey Keitel​) - ​​amigos de longa data, estão hospedados n​um​ hotel ​de luxo ​e representam posturas diferentes em relação ao modo de

conduzir a​s​ emoções​.


Se Keitel é mais atirado, o típico cineasta apaixonado que se entrega de corpo e alma a cada novo filme, Caine é um músico aposentado que aparenta ter​ ​deixado as emoções de lado.


Há ainda uma terceira personagem​ -​ ​Lena,​ interpretada por Rachel Weisz, cujo olhar afetuoso impressiona.


É o trio que conduz o longa-metragem, seja através dos anseios e angústias de cada um ou do mero observar do que os rodeia.


Todos em ótimas e emocionantes atuações, com momentos individuais de brilho intenso.


A Juventude é como um bom vinho.​ Vai deixando notas suaves em nossa memória poética. Quanto mais o tempo passa, mais nos aproxima da síntese da vida, onde o que realmente importa, são as emoções que nos aproximam da essência do humano.






Conto | "Apenas um Saxofone" - (Lygia Fagundes Telles)


Apenas um saxofone é a história de uma mulher de meia idade e rica. Tinha um homem milionário que a sustentava, um jovem que lhe satisfazia e um professor espiritual com quem dormia. Possuía jóias, tapetes e uma mansão - no entanto vivia infeliz.


Vivia na saudade do seu grande amor, um saxofonista que se dedicara a ela completamente, ela era a música dele. Ele tocava com paixão o saxofone e assim mantinha a mulher. Mas a relação se desgastou. E assim ela vivia só com a lembrança.


"Levanto a pele das personagens que é a pele das palavras, quero o mais íntimo, o mais secreto e nessa busca me encontro." - Lygia Fagundes Telles

Leia o conto na íntegra, clicando abaixo.




"Os personagens de Sorrentino, questionam a idade, a proximidade da morte e o tempo, com reverência e aceitação, ainda que cheios de saudosismo." - Omelete



"Não é um filme indicado para adolescentes, nem aqueles que não tem uma percepção mais aguçada do cinema europeu, com sua narrativa mais lenta, tseus planos mais poéticos, suas imagens alegóricas [...] nem ao menos para o espectador casual.

É uma obra de arte..." - Rubens Ewald Filho



"Sorrentino observa seus heróis com o prazer de um manipulador, um entomologista, um mágico. Ele transforma seus personagens nas peças de um quebra-cabeça invisível que ele monta aos poucos." - Télérama



"Sorrentino não tem medo da estilização nem do artifício – e nisso ele segue as pegadas de seu mestre assumido, Federico Fellini. Cria suas histórias com apego pela escritura, diálogos de efeito, grandes atores e um apuro visual extraordinário. " - Cineweb



"O estilo extravagante e irônico das óperas cinematográficas de Sorrentino atinge novos patamares de bom gosto, beleza e magnificência em 'A Juventude'". - Screen International



"Quando se é jovem, tudo parece estar próximo. Isso é o futuro. Quando se é velho, tudo parece bem distante. É o passado."

- Frase do personagem Mick (interpretado por Karvey Keitel)



"A Juventude" será, para alguns, totalmente intoxicante na forma como ele trabalha sua imensa riqueza visual, a intensidade musical, a precisão das atuações"

- The Hollywood Reporter







Quando?

14/01/23

Roda de conversa: das 16h às 18h

Onde?

Na sua casa através do aplicativo Zoom  (Play Store) (Apple Store)


---


Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.

O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.


Como garantia, vamos deixar o link para acesso a sala ZOOM disponível aqui. Para entrar, basta clicar no botão abaixo à partir das 15h45 no dia do evento.





ID da reunião: 829 4570 8698

Senha de acesso: 155537


---


Você também poderá obter o link através do nosso grupo no Telegram.




---


Siga a Confraria das Lagartixas nas redes sociais.






---


Perdeu alguma de nossas rodas de conversa? Assista as gravações em nosso canal no YouTube.




---


Participação Especial:




Apoio:

2.505 visualizações0 comentário
bottom of page