top of page

14/01/2017 - "O lobo humano e suas "cordeirices": Thomas Vinterberg e Alice Munro

Atualizado: 2 de fev. de 2022



Em "Brincadeira de Criança", Munro penetra no interior do universo infantil, explorando o cerne das relações humanas, enveredando por caminhos que, muitas vezes, apontam para inclinações agressivas, para a destrutividade, enfim, para o mal. Alice Munro faz arte com a vida...


Uma criança pode nutrir sentimentos cruéis?


É capaz de odiar?


De se vingar?


Mentir?


Anjo ou Demônio?


Personificação do Bem ou do Mal?


"... os homens não são criaturas gentis que desejam ser amadas e que no máximo, podem defender-se quando atacadas; pelo contrário, são criaturas entre cujos dotes instintivos deve-se levar em conta uma poderosa quota de agressividade." Freud (O Mal Estar na Civilização)


[...]


"Homo Homis Lupus" - O Homem é o Lobo do Homem (Plauto)


"Quem, em face de toda a sua experiência da vida e da história, terá a coragem de discutir essa asserção?


(...) em circunstâncias que lhe são favoráveis, quando as forças mentais contrárias que normalmente a inibem se encontram fora de ação, ela também se manifesta espontaneamente e revela o homem como uma besta selvagem, a quem a consideração para com sua própria espécie é algo estranho." Freud (O Mal Estar na Civilização)


Um café e um convite psicológico do conto "Brincadeira de Criança" ao filme "A Caça":


Klara, uma menininha da escola em que Lucas trabalhava, nutria por ele uma paixão infantil. Como todas as paixões, era intensa e perigosa - que pode facilmente se transformar em ira se for rejeitada. Enfurecida por ter sido limitada pelo professor, ela conta à diretora da escola que odiava Lucas e inventa que ele havia mostrado suas partes íntimas em ereção para ela. Crianças não mentem é o que todos dizem e repetem. Ora, uma criança mente e muito! Só que todos negaram esse fato para poderem gozar na violência.


A Caça é um filme dirigido por Thomas Vinterberg e estrelado por Mads Mikkelsen galardoado com o prêmio de melhor ator. O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (2012), competiu no Festival de Cinema de Cannes e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.


Sente-se aqui, pegue seu café e beberique cada palavra!


---


Esperamos por você.


Material de Apoio:


ACESSE O CONTO - ( Leia Aqui )


E assista ao filme A Caça (2012 | Drama) - ( Assista Aqui )


Quando?


14/01/2017 às 16h.


Onde?



Av. Moema, 493 – Moema




Realização





Participação






Patrocínio










Av, Jurema, 383.


Al. dos Aicás, 620.


Av. Juriti, 218.


Rua Inhambu, 1285 E







20 visualizações0 comentário
bottom of page