Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.
Filme | O Quarto do Filho
De: Nanni Moretti
Um psicanalista e sua família lutam para superar o trauma da morte acidental de um dos filhos. O pai se sente culpado, a mãe e a irmã se afundam cada vez mais na dor, mas uma visita inesperada força a família a confrontar os seus sentimentos.
"Nanni Moretti consegue proporcionar aos espectadores um momento de travessia, quando saem da escuridão para captar silenciosamente a dinâmica de reconciliação com a vida."
"O filme deixa uma mensagem de esperança, que convoca todos ao exercício cotidiano de dedicar-se com afinco aos laços de amor."
"O Quarto do Filho" é um poema incompleto, uma dor adiada, uma vida que se suspende."
Conto | Natal
De Vladimir Nabokov
Um homem retorna no inverno para sua casa de campo e procura entender o vazio da perda do filho que esteve ali no último verão. Através das lembranças dos objetos deixados, a vida retoma outra vez seu curso.
A noite tinha a cor azul da fumaça e estava enluarada; nuvens ralas se espalhavam pelo céu, mas sem tocar a lua gelada e delicada.
As árvores, massas de gelo cinza, lançavam sombras escuras na neve que caía, cintilando aqui e ali com fagulhas metálicas.
O relógio tiquetaqueava. Padrões de gelo se sobrepunham no vidro azul da janela. O caderno aberto brilhava radiante na mesa; ao lado dele, a luz atravessava a tela da rede de borboletas e rebrilhava num canto da lata aberta. Sleptsov fechou os olhos com força e teve a fugaz sensação de que a vida terrena jazia à sua frente, totalmente desnudada e compreensível, e horrenda em sua tristeza, humilhantemente sem sentido, estéril, desprovida de milagres...
E então aquelas grossas asas negras, com uma brilhante mancha-olho em cada uma e um vigor arroxeado empoando as pontas em gancho, deu um profundo suspiro sob o impulso de uma terna, arrebatadora, quase humana felicidade.
Moretti e Nabokov tecem delicadamente a trama da perda em obras de uma beleza de tirar o fôlego.
Apesar da ausência, da dor e do vazio, uma luz tênue, mas encantadora se faz presente no fim do túnel.
Porque é Natal.
Porque acreditamos.
Porque a vida quer viver.
Esperamos por você.
Quando?
09/12/23
Roda de conversa: das 16h às 18h
Onde?
Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)
---
Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.
O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.
---
Participação Especial:
Apoio:
Gostaria de participar. Como faço?