top of page

06/09/2025 - "As Invasões Bárbaras" e "Boa Noite Maria" - Denys Arcand e Lygia Fagundes Telles

Atualizado: 30 de ago.

Confraria das Lagartixas promove Encontro de Cinema, Literatura e Arte.

Parceria A Casa Frida


✨ Atualização importante sobre a nossa Roda de Conversa Online ✨


A cada encontro, nossa roda de conversa cresce em trocas, escutas e reflexões. Para continuarmos garantindo que todos possam participar com calma e profundidade, vamos fazer um pequeno ajuste na nossa dinâmica.


⏳ Nosso novo tempo de encontro será de 1h30.


🎙️ Para que cada um tenha seu momento, cada participante terá até 5 minutos para compartilhar sua análise sobre o conto e o filme.


⏰ Depois disso, abriremos a sala para a livre circulação da palavra, com escutas, trocas e encerramento.


Acreditamos que esse formato vá preservar a escuta atenta e garantir espaço para todas as vozes.


Contamos com o envolvimento de todos para que a roda continue girando com fluidez. 💫


Com carinho,

Confraria das Lagartixas



ree

Filme | As Invasões Bárbaras

De Denys Arcand 


Um professor aposentado, com uma doença terminal, reúne ao seu redor familiares, antigos amores e velhos amigos. Entre memórias, ironias e afeto, o filme se transforma em uma metáfora sobre despedidas e reencontros, onde o fim da vida representa também a interrupção de um sonho. 






ree

"As Invasões Bárbaras, produzido para ser uma sequência de Declínio do Império Americano, marca o ápice da cinematografia do diretor canadense Denys Arcand, que transforma um punhado de experiências pessoais e ideias criativas num roteiro carregado de um bom gosto ímpar."



ree

"Os personagens de Denys Arcand são profundamente bem construídos e dotados de complexidade psicológica que dão emoção, melancolia e paixão à história que contam." 



ree

"O filme é portanto uma elegia porque destila largamente, e em notas calmas, o seu desencanto e o seu tom fúnebre a respeito do personagem e de seus ideais."




ree

Léa Macedo nos presenteia com sua perspectiva única em áudio sobre o filme As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand.






ree

Conto | Boa Noite Maria

De Lygia Fagundes Telles

Do livro A Noite Escura e Mais Eu


Uma mulher sexagenária, marcada pela solidão e pela passagem do tempo, é acompanhada por um amigo que permanece ao seu lado quando a vida se torna uma fronteira tênue entre a realidade e o sonho. O conto, envolto em lirismo, reflete sobre a delicadeza da presença e o mistério do fim.





ree

"Parece um anjo, ela pensou. Não o anjo açucarado das estampas antigas, mas um anjo severo, capaz de empunhar uma espada. Flamejante, acrescentou e teve vontade de rir."


(Lygia Fagundes Telles)


ree

"Agora podia vê-lo de perfil, o queixo enérgico, a boca contraída. E o olhar concentrado num alvo lá adiante, atento como um arqueiro pronto para desferir a seta. Ele sabe o que quer, ela pensou e fez a pergunta a si mesma: E eu?"


(Lygia Fagundes Telles)


ree

"Que não imaginasse que se tratava de uma doidona sonhando com um marido ou um amante, Oh! Senhor, chega de cama, amante não. Tanto cansaço, um cansaço que vinha de longe, tanta preguiça."


(Lygia Fagundes Telles)


ree

"Era alto demais o preço para escamotear a velhice, neutralizar essa velhice — até quando? Por favor, quero apenas assumir a minha idade, posso? Simplesmente depor as armas, coisa linda de se dizer. E fazer."


(Lygia Fagundes Telles)


ree

"Ela baixou o olhar para as próprias mãos. Um milagre, pensou. Nenhuma sarda ou mancha nessas mãos pedregosas de uma mulher madura. Sem escapismo, velha. Mas limpa." 


(Lygia Fagundes Telles)



ree

"— Aperta minha mão, assim, não larga... Eu ficava no colo da minha mãe e não queria dormir, não queria! É que tinha sempre uma festa acontecendo e eu não queria perder nada, resistia, não queria dormir e este sono..." 


(Lygia Fagundes Telles)




Se em Lygia o foco é a experiência interior e subjetiva, em Arcand o olhar é crítico, irônico e comunitário, inserindo a morte em um contexto de memórias, contradições e reencontros.



Esperamos por você.


Quando?


06/09/2025


Roda de conversa: das 16h às 18h


Onde?


Na sua casa através do aplicativo Zoom (Play Store) (Apple Store)


---


Para participar, é importante cadastrar o seu melhor e-mail em nosso site.


O link de acesso à sala ZOOM será enviado às 08h no dia do evento, além das atualizações das próximas rodas de conversa e cirandas de leitura.


---


Participação Especial:


Apoio:



 
 
 

Comentários


© CONFRARIA DAS LAGARTIXAS

bottom of page