top of page

06/05/2017 - Ingmar Bergman e Clarice Lispector em "Sonata de Outono" e "Laços de Família"



Segredos, distanciamento, cumplicidade, transferência...


Como explicar a intimidade entre mãe e filha?


Como romper com padrões impostos pela família?


Há um emaranhado feminino entre "Sonata de Outono" e "Laços de Família".


Clarice Lispector é uma escritora de romances e contos nascida na Ucrânia em 1925 e naturalizada brasileira. Passou sua infância no Nordeste brasileiro e viveu grande parte da vida no Rio de Janeiro, até sua morte, em 1977. "Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi de pertencer... de algum modo devia estar sentindo que não pertencia a nada nem a ninguém... Quem sabe se comecei a escrever tão cedo na vida porque, escrevendo, pelo menos eu pertencia um pouco a mim mesma."


Clarice Lispector


[...]


"Sonata de Outono" - Ingmar Bergman


Após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita.


Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa.


A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer.


Sonata de Outono se passa em um espaço reduzido. A ação se concentra na casa de Eva e, em grande parte, em um cômodo desta casa. Ingmar Bergman enfatiza assim o caráter extremamente íntimo dessa história.


O cineasta, com o auxílio de belos e recorrentes closes, parece penetrar as almas dessas duas mulheres, que se veem repentinamente reféns do passado e reféns de sentimentos reprimidos por muito tempo.


Gradualmente, invadimos a intimidade de Eva e Charlotte e descobrimos os fantasmas dessas personagens extremamente humanas. Charlotte era pianista e vivia viajando, fato que causava em Eva, ainda criança, uma pequena morte a cada partida e a cada chegada da mãe. "Eu não sei o que eu odiava mais, se era quando você viajava ou quando estava em casa”.


[...]


---


Esperamos por você.


Material de Apoio:


ACESSE O CONTO - ( Leia Aqui )


ASSISTA AO FILME - ( Assistir Aqui )


Quando?


06/05/2017 às 16h.


Onde?



Av. Moema, 493 – Moema




Realização





Participação






Patrocínio










Av, Jurema, 383.


Al. dos Aicás, 620.


Av. Juriti, 218.


Rua Inhambu, 1285 E







21 visualizações0 comentário
bottom of page