top of page

01/04/2017 - O esqueleto no armário - no sótão da mente: Andrew Haigh em "45 Anos"

Atualizado: 25 de out. de 2022



O que vc faria se o passado batesse à sua porta? E se o passado voltasse como um fantasma para aterrorizar o presente? Vc sabe o que pensa seu parceiro? Vc conhece realmente quem está ao seu lado? Como lidar com o desgaste de uma relação que dura há mais de 45 anos?


Rotina entediante, falta de sexo, problemas de saúde...


Como encarar os problemas relacionados ao envelhecimento numa relação madura?


(...)


Em "Allesverloren", do livro Beethoven era 1/16 Negro de Nadine Gordimer, (que em africânder significa "tudo perdido"), uma viúva quer encontrar o parceiro com quem seu velho marido teve um caso antes de conhecê-la - mas "o passado é um país estrangeiro de entrada proibida", como se frisa numa passagem do conto.


Inquisidor, corajoso e delicado nos leva a refletir sobre o buraco negro do passado onde ainda não existíamos aos olhos de nosso companheiro.


[...]


Nadine Gordimer (1923-2014) foi uma escritora sul-africana premiada com o Nobel de Literatura em 1991. O tema mais recorrente em suas crônicas são as más condições sociais durante o Apartheid, um regime sul-africano de segregação racial que durou quase cinquenta anos.


O apoio ao líder africano Nelson Mandela e sua filiação ao Congresso Nacional Africano, movimento político que lutava contra o regime, levou à censura e banimento de vários livros de Nadine. A autora sempre apresentou seu trabalho como forma de resistência a todo controle estatal da produção literária e cultural. A adesão às causas feministas, em favor da prevenção da AIDS e o apoio aos portadores de HIV marcam sua atuação.


[...]


A simbiose do inquietante texto de Gordimer com a intrigante história do filme "45 Anos" de Andrew Haigh, é peculiar e, sem dúvida, brilhante.


Um casal de sexagenários (Charlotte Rampling e Tom Courtenay - Brilhantes!), está prestes a completar 45 anos de união. Algo a ser comemorado. Mas um fantasma do passado retorna à vida "equilibrada" do casal e tudo se desmorona. A narrativa lenta e a câmera precisa, esmiuça com requinte os sentimentos dos personagens. Baseado no conto de David Constantine "País Estrangeiro". "45 Anos" é um filme elegante e contido que mostra como uma união aparentemente feliz pode ser atormentada por um eco do passado. O jovem diretor Andrew Haigh desponta como uma das principais luzes do cinema britânico. Todos temos nossos esqueletos no armário. O sótão é uma metáfora clássica das coisas que acumulamos na mente. Esse é um filme sobre o passado.


---


Esperamos por você.


Material de Apoio:


ACESSE O CONTO - ( Leia Aqui )


ASSISTA AO FILME - ( Assistir Aqui )


Quando?


01/04/2017 às 16h.


Onde?



Av. Moema, 493 – Moema




Realização





Participação






Patrocínio










Av, Jurema, 383.


Al. dos Aicás, 620.


Av. Juriti, 218.


Rua Inhambu, 1285 E







22 visualizações0 comentário
bottom of page